Pontos turísticos do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa

Pontos turísticos do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa

Olha que coisa mais linda e cheia de graça… é nossa bela Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa que por um lado carrega a miséria debaixo das mãos do Cristo e pelo outro traz a partilha do pão mais doce que existe na face da terra. Uma cidade polêmica, que por menor que seja, tem uma importância que vai além até de alguns países eu diria. Com o conjunto de favelas mais conhecido mundo a fora e com um lugar chamado Cidade de Deus que criou um ritmo musical sem plágio com a batida no pulsar do coração de cada turista, que deixa um pouco de si e leva um pouco consigo no pulsar do funk carioca.

Quando o Rio de Janeiro estiver sob os holofotes durante os Jogos Olímpicos de 2016, provavelmente o mundo inteiro se apaixonará mais uma vez por essa riquíssima joia brasileira. As garotas da praia de Ipanema são realmente altas, bronzeadas, jovens, adoráveis e muito belas. Diria mais, vale a pena conhecer as novas ‘garotas de Ipanema’, a maior estátua art-déco do mundo, o Cristo Redentor acena para os visitantes do alto da montanha do Corcovado. O Carnaval do Rio é uma extravagante celebração de Baco que envolve muita música, dança e o uso de fantasias do mundo.

Já vamos começar a falar do lugar mais festivo, lindo e global de todos assim: o litoral do Rio de Janeiro é extremamente recortado. Os principais acidentes são a Baía da Ilha Grande, a Ilha Grande, a Restinga da Marambaia, a baía de Sepetiba e a baía de Guanabara, onde se destaca na paisagem a Enseada de Botafogo. Há um total de 365 ilhas espalhadas pela costa somente no município de Angra dos Reis e 65 na baía de Paraty.

A exuberância cultural do estado está arraigada principalmente na capital, a cidade do Rio de Janeiro. O município de Niterói, nos últimos anos começou uma grande revolução na cultura quando houve a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da Cidade (Obra de Oscar Niemeyer) e em breve a inauguração do Caminho Niemeyer, projeto do mesmo arquiteto do Museu de Arte Contemporânea, que contará com teatro, cinemas, museu, igrejas e um centro de memória. Além de suas exposições o MAC (museu de arte contemporânea) também é conhecido pela sua arquitetura exterior que lembra bastante o formato de um cálice ou um disco voador. O MAC possui quatro andares e aproximadamente 2.500 m² com espaços de exposições e galerias, mas também tem um restaurante e um auditório. Através das janelas, montadas a um ângulo de 40° você pode curtir um vista panorâmica do Rio de Janeiro, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara. Um conjuntode belezas que só poderia sair da cabeça magnífica do amante do Rio, nosso estimado Niemeyer.

Em 2006, 65% da produção do cinema nacional foi realizada por produtoras sediadas na capital fluminense, que possui, também, cerca de 180 salas de cinema, maior proporção do país entre as capitais, e a maior proporção também de museus, (80 no total e 43 teatros). Entre os principais museus do estado estão o Museu Imperial de Petrópolis, o Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Histórico da República, o Museu da Chácara do Céu, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, Museu da Aviação Naval – Único do gênero no Brasil e o do Forte de Copacabana – Museu Histórico do Exército. A capital fluminense, na Barra da Tijuca, conta também, desde 2013, com a Cidade das Artes, um complexo que abriga a maior sala de concertos da América Latina.

Vale falar que Niterói é mesmo uma das cidades mais conhecidas do estado e que grande parte da economia do estado do Rio de Janeiro se baseia na prestação de serviços, tendo ainda uma parte significativa de indústria e pouca influência no setor de agropecuária, são serviços como telecomunicações, audiovisual, tecnologia da informação – TI, turismo, turismo de negócios, ecoturismo, seguros e comércio.

A cidade do Rio de Janeiro é sede da maior parte das operadoras de telefonia do país, como TIM, Oi, Telemar (Oi e Telemar são do mesmo grupo), Embratel, Vésper (a Embratel e Vésper também são do mesmo grupo) e Intelig (recentemente adquirida pelo grupo TIM). O estado também ocupa posição de destaque no setor de vendas a varejo, sendo sede de grandes cadeias de lojas, como Lojas Americanas, Ponto Frio e Casa & Vídeo.

Também aparecem indústrias como metalúrgicas, siderúrgicas, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, salineira, alimentícia, mecânica, editorial, têxtil, gráfica, de papel e celulose, de extração mineral, extração e refino de petróleo. A indústria química e farmacêutica também ocupa papel de destaque na economia fluminense.

Segundo dados da Associação Comercial do Rio de Janeiro, dos 250 laboratórios existentes no país, 80 operam no estado, com destaque para Merck, Glaxo, Roche, Arrow, Barrenne, Casa Granado, Darrow Laboratórios, Gross, Baxter, Schering-Plough, Musa, Daudt, Lundbeck, Mayne e Mappel. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no bairro de Manguinhos, é o maior laboratório público da América Latina e um dos maiores do mundo e ocupa posição de destaque na pesquisa de remédios para diversas moléstias. A Ceras Johnson, fabricante de vários produtos de limpeza e desinfetantes, também tem sede no Rio de Janeiro. No sul do estado também se localiza um importante parque industrial, com destaque para a Companhia Siderúrgica Nacional instalada em Volta Redonda, PSA Peugeot Citroën, Volkswagen Caminhões e Ônibus (MAN), Coca-Cola (Companhia Fluminense de Refrigerantes), a fabricante de vidros Guardian do Brasil, Galvasud, Indústrias Nucleares do Brasil, Michelin, White Martins, a Indústria Nacional de Aços Laminados, Companhia Estanífera Brasileira, Usinas Nucleares Angra 1, 2 e 3, entre outras. A Nissan também está por lá.

No que diz respeito à indústria do sal, a Região dos Lagos é a segunda maior região produtora do Brasil, perdendo apenas para a região do Polo Costa Branca, localizado no estado do Rio Grande do Norte. No município de Cabo Frio está sediada a Refinaria Nacional de Sal, que é uma das principais indústrias salineiras do país. No setor de petróleo, estão sediadas no Rio de Janeiro as maiores empresas do país, incluindo a maior companhia brasileira, a Petrobras. Além dela, Shell, Esso, Petróleo Ipiranga e El Paso Corporation mantêm suas sedes e centros de pesquisa no estado. Juntas, todas estas empresas produzem mais de quatro quintos dos combustíveis distribuídos nos postos de serviço do país. O governo do estado monitora a produção de petróleo e gás através do Centro de Informações sobre o Petróleo e Gás Natural do Estado do Rio de Janeiro.

A agropecuária é apoiada quase integralmente na produção de hortaliças da Região Serrana e do Norte Fluminense. No passado, cana-de-açúcar e depois, o café, já tiveram considerável impacto na economia fluminense. O estado do Rio de Janeiro é a segunda maior economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, e a quarta da América do Sul, tendo um Produto Interno Bruto superior ao do Chile, com uma participação no produto interno bruto nacional de 15,8% (2005 – Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sua capital é frequentemente associada à produção audiovisual, séeeriooo. Segundo dados do Ministério da Cultura, cerca de oitenta por cento das produtoras cinematográficas do país têm sede no Rio de Janeiro e é da mesma proporção a produção de filmes do estado em relação ao total nacional. O Rio é sede da Herbert Richers, maior empresa de tradução e dublagem do Brasil e berço e quartel-general das Organizações Globo, maior conglomerado de empresas de comunicações e produção cultural da América Latina. Nominalmente, estão na cidade as sedes da Rede Globo de Televisão, da Globosat, maior empresa de televisão geradora de conteúdo por assinatura do país, da Rádio Globo e do jornal O Globo, primeira empresa da holding. Além da sede das organizações Globo, no estado está presente o RecNov, complexo de estúdios e dramaturgia da Rede Record. Também se sediou no Rio de Janeiro a Rede Manchete, fundada em 1983 e extinta em 1999. O estado (e especificamente a cidade do Rio de Janeiro),ultimamente tem se destacado como cenário para filmes estrangeiros, também norte-americanos. (Vai vendo alguns filmes ai: 31 minutos, la película, Amanhecer: Parte 1, Avassaladoras, Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito, Blame It on Rio, Brasil Animado, Budapeste (filme), Cidade de Deus (filme), Complexo – Universo Paralelo, Desenrola, Fast Five, Giovanni Improtta (filme), O Homem do Futuro, A Igreja do Diabo (filme), O Incrível Hulk (filme), Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, José e Pilar, Juego peligroso, Julio Sumiu (filme), Kickboxer 3: The Art of War, Luar sobre Parador, Meu Passado Me Condena, Miracoli e Peccati di Santa Tieta D’Agreste, Moonraker, Non c’è due senza quattro, O Concurso, Ônibus 174, Orfeu Negro, Orquídea Selvagem, Tiradentes (filme), Trash (filme), Um Trem para as Estrelas, Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro, Tropa de Elite, Tudo Isto É Fado, Velozes e Furiosos 5, Vida de Balconista são alguns filmes)

Recentemente, por determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade do Rio foi escolhida como cabeça de rede da TV Brasil, emissora estatal resultante da fusão da Radiobrás, de Brasília, com a Rede Brasil (TVE Brasil), já sediada na capital fluminense. Quanto as suas exportações, no ano de 2012, o Rio de Janeiro foi o segundo estado que mais exportou no país, como a participação de 12,88% 14 , com destaque para os produtos Petróleo Cru (com mais de 60%), Petróleo Refinado, Produtos Semimanufaturados de Ferro, Plataformas de Perfuração e Outras Ligas de Aço, em Lingotes ou Outras Formas Primárias.

E há quem diga que o estado do Rio de Janeiro possui um dos maiores níveis de educação no Brasil, apesar da precariedade. Pode aceditar!! O estado possui um bom número de universidades federais do Brasil, sendo elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. As demais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual da Zona Oeste, Universidade Estadual do Norte Fluminense também possuem grande destaque e são mantidas pelo governo fluminense. Vamos pro Rio pra estudar, nada mais. Então… já é um excelente argumento em casa, ou seja… você chega pro pai ou para a mãe e diz assim: to indo pro Rio pra estudar, nada de praia, sol e bronzeador! rsrs

Bjo e até a próxima viagem!

Por Bianca Ludymila

Bianca Ludymila

Bianca Ludymila

Descobridora do mundo, escritora da vida.

Veja mais publicações de Bianca Ludymila

Deixe seu Comentário